Ateliers guruArte

Trabalho executado numa das creches onde trabalhamos, por alguns dos nossos GuruArtistas








Mamã, mamã, olha ali a Mona Lisa!!
Começamos por fechar os olhos. A grande mala mágica transporta dentro de si livros, puzzles, jogos, imagens, e muitos materiais. Pouco a pouco, vão-se desvendando os segredos. Que artista vamos conhecer hoje? Que trabalho vamos hoje fazer? A curiosidade vai aumentando e as surpresas vão-se revelando pouco a pouco. A excitação é muito grande. Adoramos mexer nos materiais, nos livros, nos jogos! Vai começar o guruArte!!!

Pollock

A criatividade pode ter vários significados, e varia de pessoa para pessoa, mas inclui sempre o desejo e habilidade de brincar com ideias e informação, a fim de encontrar soluções, experimentando.

Através da expressão da criatividade e em contacto com a Arte, a criança aprende a senti-la, a respirá-la, a reconhecê-la, a respeitá-la, a categorizá-la, a desenvolver e expandir a sua capacidade de comunicação.

Na guruArte desenvolvemos aquilo a que Andrew Ackerman, Director Executivo do Children's Museum of Manhatan(CMOM), denomina de Creative Play:

:: Aprendizagem cognitiva conhecimento com nomes dos artistas, identificá-los e distingui-los/relacioná-lo s através das suas obras

Observação e análise expressão do espírito crítico e memória – "O meu preferido é o LIECHTENSTEIN, da senhora de cabelo azul que tem muita água à volta"( referindo-se ao quadro "Drawning Girl" uma semana após ter visto o quadro)

::Expressão corporal imitação do que observam nas quadros, através de movimentos, gestos ou mímica

:: Experimentação através da execução de projectos.


:: Memorização Visual
Trabalhos ficam expostos durante bastante tempo para exercitar a memória dos nossos artistas, para que reconheçam os seus trabalhos e associem as obras aos seus criadores (esta actividade é fomentada em todas as sessões).

Desde a exploração do corpo humano através da passagem pela arte renascentista de MiguelÂngelo e Leonardo daVinci, passando pelos impressionistas franceses, rumando à Pop Arte de Roy Liechtenstein (que tem despertado grande paixão entre os nossos artistas), o guruArte é, acima de tudo uma jornada cultural, mas simultaneamente lúdica e educativa pelos movimentos principais da Arte. Mas o guruArte não se fica apenas pelas artes plásticas. Passa também por explorar outras Artes como a música, a escrita, o design, a fotografia, a arquitectura, e muitas mais surpresas, que se vão revelando ao longo desta nossa viagem pelo fascinante e apaixonante mundo da Arte.

No comments:

Post a Comment

< class="js-kit-comments" backwards="yes" paginate="10">